Entenda por que você precisa de assessoria para investir melhor

Entenda por que você precisa de assessoria para investir melhor

 

Ao aprender como investir melhor, você tem a chance de explorar as oportunidades do mercado a favor dos seus objetivos. Nesse processo, contar com informações qualificadas pode ser útil — e recorrer a uma assessoria de investimentos é uma alternativa.

Com o apoio do assessor, pode-se aproveitar um atendimento exclusivo a favor da sua tomada de decisões. Então vale a pena conhecer a função desse serviço para entender por que ele é necessário, certo?

Neste artigo, você descobrirá qual é o papel da assessoria e como ela pode ajudá-lo na hora de investir. Continue a leitura!

Quais são as vantagens oferecidas pela assessoria de investimentos?

A assessoria de investimentos consiste em uma equipe formada por profissionais qualificados no mercado financeiro. São os assessores de investimento — também chamados de agentes autônomos de investimento (AAI).

Eles são os responsáveis por oferecer um atendimento que pode apoiar sua presença no mercado financeiro. Mas, afinal, como isso acontece?

A seguir, descubra quais são as vantagens para o investidor associadas à atuação de uma assessoria de investimentos!

Atendimento personalizado

Para entregar valor ao investidor, a assessoria atua de forma totalmente personalizada. Isso significa que o assessor prestará um atendimento exclusivo e que considera as suas características individuais de modo completo.

Assim, ele pode apresentar investimentos relacionados com suas preferências, gestão financeira, objetivos e tolerância ao risco. Além disso, você tem a chance de entrar em contato sempre que precisar. A ideia, portanto, é estabelecer uma relação próxima e focada na confiança.

Compreensão do perfil de investidor

Saber como investir melhor exige, primeiramente, tomar decisões que estejam alinhadas com a sua capacidade de correr riscos. Sendo assim, a identificação do perfil de investidor é um ponto inicial de todo investidor — e é feita logo que se abre uma conta em uma corretora de valores.

O assessor pode auxiliar nesse sentido ao ajudar você a entender o teste de suitability, que serve para a classificação. Além disso, ele consegue explicar melhor as características de cada perfil e relacionar investimentos que estejam alinhados com sua forma de investir.

Apresentação de investimentos

Considerando as suas características e necessidades, o assessor pode fazer uma apresentação variada dos investimentos disponíveis. Você conhecerá como cada ativo financeiro funciona, quais são as vantagens, os riscos e o potencial de resultados, por exemplo.

Além disso, esse serviço é uma maneira de explorar o portfólio da instituição financeira que você utiliza, como a corretora de valores. Sem esse atendimento, muitas oportunidades poderiam permanecer desconhecidas, então é um meio de ter mais alternativas para decidir.

Esclarecimento de dúvidas sobre o mercado

Independentemente do seu nível de experiência no mercado financeiro, é comum que surjam dúvidas sobre as diversas oportunidades. Podem surgir questionamentos sobre um determinado ativo financeiro ou a respeito de uma operação específica, por exemplo.

Uma das funções do assessor é esclarecer essas questões. Além de apresentar alternativas que estejam de acordo com as suas características, ele é capaz de tirar dúvidas e trazer conhecimentos sobre o mercado financeiro.

Com isso, você tem acesso a informações de quem é certificado para atuar com investimentos. Logo, pode usar esse conhecimento na sua tomada de decisão e ter maior consciência ao fazer suas escolhas.

Ajuda na diversificação de carteira

Ao montar um portfólio de investimentos, também é importante ter atenção com a configuração da carteira. Afinal, a concentração de recursos em poucos ativos ou condições tende a aumentar o risco.

É por isso que vale a pena diversificar a carteira. Porém, podem surgir dificuldades quanto à alocação nessa estratégia. Além de considerar perfil e objetivos, é preciso ter cuidado para evitar a pulverização, em vez da real diversificação.

Ter o apoio de assessores é essencial nesse sentido, pois ajuda a compreender qual é a melhor forma de investir e diversificar os riscos. Assim, você consegue montar um portfólio completo com mais facilidade.

Reforço ao gerenciamento de riscos

Ainda em relação à segurança, convém notar que todo investidor precisa estar ciente e saber como gerenciar riscos. Mesmo quem apresenta um perfil arrojado tem que correr riscos de maneira consciente e alinhada com as suas necessidades e expectativas.

E, para efetuar um gerenciamento de riscos eficiente, você precisa de informação de qualidade. Assim, é possível diluir parte dos riscos — seja diversificando a carteira, escolhendo investimentos de diversos prazos ou realizando operações mais complexas.

No processo, o assessor também tem papel fundamental porque ele pode tirar dúvidas e orientar sobre as possibilidades existentes no mercado.

Apoio no acompanhamento de carteira

Tão importante quanto compor a carteira é conferir seus resultados de modo contínuo. Afinal, com o desempenho dos ativos, pode haver um desequilíbrio na alocação de recursos, considerando o perfil de investidor.

Nesse caso, há a necessidade de rebalanceamento. Além disso, os objetivos e até o perfil de investidor podem mudar com o tempo. Com isso, também é necessário que a carteira acompanhe as mudanças.

Uma assessoria de investimentos pode ajudar nessas mudanças. Afinal, você entenderá com qual frequência deve verificar a carteira e conhecerá quais alterações pode fazer. Logo, é possível manter um acompanhamento mais eficiente.

O que um assessor de investimentos não faz?

Ao mesmo tempo em que é importante conhecer os benefícios da assessoria, você deve compreender que existem limitações à atuação do assessor. Um dos limites é a recomendação de investimento.

Na prática, o assessor não é autorizado a fazer qualquer tipo de indicação de investimento. Então, ele não apontará o melhor investimento para 2021 ou para qualquer ano, por exemplo. Também não dirá que você deve investir em uma alternativa em detrimento da outra.

Os dados que ele compartilha são informativos. Além disso, o assessor não toma as decisões por você e nem realiza as operações em seu nome. Após o atendimento, é o cliente quem decide onde alocar seus recursos e executa as operações — ou conta com a execução via mesa da corretora.

Ademais, é importante saber que buscar uma assessoria não é garantia de bons resultados financeiros. Em muitos investimentos, especialmente na renda variável, não há previsibilidade. Por isso, é preciso saber lidar com os riscos — e com conhecimento isso fica mais fácil.

Com base nessas informações, você pôde notar que é possível investir melhor com o apoio de uma assessoria de investimentos. Embora o atendimento do assessor não garanta automaticamente a performance, oferece informações relevantes para que você atue no mercado financeiro com mais segurança.

Quer aproveitar essas e outras vantagens da assessoria? Então entre em contato conosco da HCI Invest!


Compartilhe: