Qual é a diferença entre analista, assessor de investimento e broker?

 Qual é a diferença entre analista, assessor de investimento e broker?

O Mercado de Trabalho para quem atua no Mercado Financeiro é extremamente amplo, por isso, visando a melhor compreensão, entenda como funcionam as três profissões em alta e como atuam cada uma delas.

É chamado de Analista o profissional que pode emitir opinião, por meio de análises sobre investimentos. Ele pode recomendar ou não a compra ou venda de um certo ativo, seja uma ação, um título de renda fixa ou qualquer outro tipo de aplicação financeira. Ele é um profissional bem analítico, estudioso, que gosta muito de ler, de interpretar dados, balanços patrimoniais de empresas e adora cálculos.

Já o Assessor e o Broker são profissionais, que distribuem investimentos e podem atuar de duas formas, sendo a uma delas como agentes autônomos de investimentos, vinculados a escritórios de agentes autônomos. Nesse caso, precisam ter a Certificação de Agente Autônomo de Investimentos (AAI), da Associação Nacional das Corretores de Valores (Ancord). Além disto, o Assessor também tem o papel de sugerir estratégias de alocação ao cliente com foco em seu perfil de interesse. Já o Broker realiza as operações de curto prazo para os clientes e conecta pessoas/empresas interessadas em comprar e vender papéis. Se caso você tenha dúvidas sobre outras áreas ou esteja sentindo falta de outras funções, deixe nos comentários, para que possamos trazer mais detalhes.


Compartilhe: